Blog

A importância do pH na água da piscina

O controle do nível de pH nas piscinas é essencial para ter uma água com qualidade, e existem vários motivos para que este parâmetro não seja descurado.

- Em primeiro lugar, os produtos químicos para a desinfeção da água das piscinas têm um efeito ótimo se o pH da água estiver entre 7,2 e 7,6, portanto ligeiramente alcalina. Dentro destes valores os desinfetantes são mais eficazes, e assim também acaba por, com a mesma quantidade de produtos, ter a piscina mais bem desinfetada.

- O pH baixo provoca irritações nos olhos e mucosas dos banhistas, ataca as partes metálicas das piscinas e equipamentos, pois sendo ácido provoca corrosão.

- O pH alto diminui muito a eficácia dos produtos de desinfeção, provoca maior turbidez na água, e desenvolve e acelera a formação de calcário nas tubagens e estrutura da piscina. Sendo um pH desequilibrado também acaba por causar irritações nos olhos, pele e mucosas dos banhistas.

Poderemos dizer que o pH ideal será 7,2, por se aproximar ao pH das lágrimas dos olhos, mas estaremos muito bem servidos com um valor entre 7,2 e 7,6.

 Se o pH estiver constantemente a subir e descer, pode ser que a alcalinidade não esteja bem regulada. Consulte um profissional para resolver esse problema.